Conheça os possíveis tipos de barragens de rejeitos

Conheça os possíveis tipos de barragens de rejeitos

Conheça os possíveis tipos de barragens de rejeitos

No geral, as barragens são grandes estruturas para dispor materiais que podem ser tanto os de mineração, quanto de outras indústrias como água para produção energética. Cada estrutura dessa possui características especificas para serem seguras e obterem êxito em seus objetivos. Trouxemos aqui as especificações dos principais tipos de barragens de rejeitos, confira!
Os três principais tipos de Barragens
Tipo de Barragem: Jusante
Esse tipo de barragem é considerado o mais caro, no entanto o mais seguro. É um tipo de barragem que ocupa muito espaço, já na sua construção. Desta maneira a Jusante usa rejeitos consolidados para os alteamentos.
Para aqueles que utilizam esse tipo de barragem, deve se considerar a possibilidade de aumentar a capacidade da barragem com mesmo material do dique inicial ou com outros materiais como pedras e argila. Esses materiais normalmente são recolhidos na própria mineração.
Na prática, esse tipo de barragem ‘Jusante’ possuí os alteamentos subsequentes ao dique de partida feitos para a direção da corrente de água, até atingir a cota de projeto.
Nesse caso, cada alteamento é estruturalmente independente da disposição do rejeito, o que melhora a estabilidade da estrutura.
Ou seja, a barragem cresce por cima dela mesma, tornando-a mais segura. Já que não se trabalha com degraus e sim com uma espécie de pirâmide. As desvantagens são o alto custo dos alteamentos e o impacto ambiental maior.
Tipo de Barragem: Montante
É o método mais comum e mais barato. Esse tipo de barragem tem os seus rejeitos depositados nela mesmo, formando uma “praia” de resíduos da mineração. Com o passar do tempo esses resíduos é adensada, para fazer novos alteamentos na barragem.
Nesse caso, os degraus vão sendo elevados exatamente acima do anterior, o que a torna menos segura. Esse tipo de estrutura é considerada mais barata porque usa menos material e ocupa uma área menor, consequentemente desmata menos. Entretanto esse tipo de barragem é muito sensível a qualquer vibração.
Tipo de Barragem: Linha de centro
A disposição é semelhante ao método a montante. Entretanto as barragens que são desse tipo têm tanto os degraus quanto o caimento para fora. Este caimento torna a estrutura mais segura que a de montante. Porém ainda menos segura que o modelo à jusante.
A barragem linha de centro possui um sistema intermediário em termos de custo. E é intermediaria quanto à segurança. Esse tipo de barragem, se comparada com o modelo Montante é bem mais seguro.
O processo de construção de uma barragem envolve diversas medidas de segurança, controle e investimento nos melhores materiais e profissionais. A Dinadrill pode te ajudar, conheça os serviços aqui!