Tipos de detonação de rocha

Tipos de detonação de rocha

Tipos de detonação de rocha

­Ao planejar a desconstrução de uma área rochosa, é importante conhecer os tipos de detonação de rocha. Selecionar qual será o ideal para a área disposta é tarefa de uma equipe especializada, que possua conhecimento e ferramentas tecnológicas adequadas para a realização.
Ao selecionar um dos tipos de detonação de rocha, uma série de fatores está envolvida e determina como funcionarão os procedimentos. Trata-se de diversas exigências legais por escrito, como:
  • Plano de fogo profissional;
  • Quantidade de explosivos;
  • Tipos de explosivos;
  • Ordem das detonações;
  • Como funcionará o transporte dos materiais;
  • Tipo de sinalização utilizada;
  • Calculo da área evacuada para a obra.
Todos estes fatores estão divididos entre a empresa contratada para a detonação e órgãos públicos, responsáveis pela autenticação de tudo.
Os mais variados tipos de detonação de rocha serão encontrados em atividades como as de corte de estradas, galerias, túneis, tubulações, valas e até obras subaquáticas. Conheça um pouco mais sobre os mais utilizados:
1 Detonação controlada
Ela é necessária, principalmente, mas as situações de risco de interferência nos entornos. Fatores como ultra-lançamento, vibração exacerbada ou impacto de ar podem corromper outras construções em volta da área em desconstrução.
Em situações como estas, o plano de fogo (que já é exigência) torna-se ainda mais importante. Ele deve estar corretamente adequado ao tipo de rocha desmontada, com distâncias e tipos de interferências discriminados e preservados. Desta forma, os efeitos negativos são minimizados.
Junto ao planejamento, é feito um monitoramento sismográfico da detonação, delimitando espaços e colocando em prática as medidas que irão proteger as outras áreas. Basicamente, cada coordenada é milimetricamente analisada previamente.
2 Detonação em pedreiras e minerações
Nestes casos, os procedimentos se adaptam a algumas atuais necessidades urbanas: a rápida expansão das cidades tem trazido bairros residenciais, empresas e grandes construções para áreas mais próximas das pedreiras e minerações. Estes precisam se manter sem grandes interferências e não sofrer impactos com as detonações.
Para reduzir os problemas, os mais recentes tipos de explosivos e acessórios contam com maior tecnologia. Eles se associam a modernas técnicas, iniciadas através de minuciosas simulações, capazes de prever os efeitos e ajustá-los.
À medida que estas adaptações de espaço aumentam a frequência, a importância da tecnologia deste tipo de detonação só cresce. Só os avanços são capazes de alcançar o que a economia precisa para continuar se desenvolvendo, ainda contando com segurança, conforto e tranquilidade.
3 Detonação subterrânea
Como as rochas subterrâneas possuem somente uma face, diferente das minas a céu aberto, o uso de explosivos se faz ainda mais necessário. Eles geralmente irão contribuir para a exploração de minas subterrâneas e aberturas de túneis.
Uma importante preocupação está na alta energia gerada com este tipo de explosão. Ela é mais fortemente dissipada em vibração que nos locais abertos, podendo interferir mais intensamente nos arredores. Porém, com os corretos cálculos, acompanhamentos sismográficos e plano de fogo, o resultado é obtido com segurança.
4 Detonação sub-aquática
Ela é necessária para os casos em que o desvio do curso d’água é impossibilitado. Os riscos de secar parte do lago, mar ou afins é reduzido, apesar da maior dificuldade. A lâmina d’água e a correnteza podem servir de duas formas: negativa, como impedimento de processos, ou positiva, reduzindo o impacto. Porém, para a segunda, depende da profundidade.
Entre os materiais, geofones e microfones costumam ser utilizados para as medições de vibração e sobrepressão, que interferem nos entornos. Porém, se a interferência for dentro do próprio local submerso, podem ser necessários cálculos extras, ligados à hidrodinâmica transmitida pela água.
Qual tipo de detonação se encaixa em sua necessidade? Conheça um pouco mais de nossos serviços e faça um orçamento de acordo com o que melhor lhe atender.