Paiol para explosivos, porque seu uso é obrigatório?

Paiol para explosivos, porque seu uso é obrigatório?

Paiol para explosivos, porque seu uso é obrigatório?

Você já ouviu falar em paiol para explosivos? Esses espaços são como um armazenamento de exclusivo para explosivos. Portanto, se você trabalha ou quer trabalhar com explosivo, deve ficar atento ao uso desse armazém.
No Brasil a construções de paióis para explosivos é regida pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados, na R-105. Além disso, em cada cidade ou estado é preciso procurar o corpo de bombeiros para cumprir as exigências locais de construção de paióis.
Mas, além de legislação ou cumprimento das exigências, é importante entender que o paiol para explosivos é segurança. De acordo com estudos da engenharia de explosivos, esses itens são secos e devem ser armazenados em paióis com boa ventilação e umidade adequada.
O paiol para explosivos se guardado em, mas condições pode prejudicar o desempenho dos mesmos. Desta maneira, especialista inclusive recomendam a utilização de psicrômetros para avaliar a quantidade de vapor de água encontrada no ar.
Cuidados essenciais com paiol para explosivos
Já imaginou o que uma pequena faísca poderia causar em um paiol para explosivos? Pois bem, um acidente inestimável. Sendo assim, cuidados nunca são de mais para manter o ambiente na melhor condição salubre possível.
Evitar a periculosidade desnecessária consiste em adotar medidas conscientes como as descritos:
  • Sempre entre com calçados livres de materiais como cascalho ou qualquer outro tipo de agregação de fragmentos de rocha.
  • Jamais acender isqueiro, fósforo ou qualquer tipo de chama ou centelha nas áreas em que se manipule ou armazene explosivos.
  • Veda imediatamente a entrada de pessoas com cigarros, cachimbo, charuto, isqueiro ou fósforo.
  • Lembre-se também que é proibido o manuseio de explosivos com ferramentas de metal que possam produzir faíscas.
Além destas exigências, o Ministério do Trabalho, por meio da NR 19, determina algumas exigências para a construção de paióis para explosivos.
Esses devem ser construídos em terreno firme, seco e salvo de inundações. A estrutura do armazém deve ser de alvenaria simples, com chapisco grosso.
  • Não sujeito à mudança frequente de temperatura ou ventos fortes e não deverá ser constituído de extrato de rocha contínua.
  • Devem ser afastado de espaços povoados, rodovias, ferrovias, obras de arte importantes, habitações isoladas, oleodutos, linha-tronco de distribuição de energia elétrica, água e gás.
  • Outros depósitos só podem ser construídos com uma distancia mínima.
  • Ser dotado de sinalização externa adequada.
Legislação
Em julho de 2019, entrou em vigor o decreto Nº 9.493, de setembro de 2018. O ato regulamenta a Fiscalização de Produtos Controlados, inclusive os explosivos. A legislação, portanto regulamenta a R-105, que havia tido sua ultima atualização há quase 20 anos.
Se você quer saber mais, Na Dinadrill é possível encontrar um serviço completo de locação de containers habitáveis para o uso em paiol para explosivos móvel.
Não perca tempo, faça agora mesmo um orçamento com a nossa equipe através do telefone (62) 3996-6366 ou acesse nosso site.