Normas técnicas para mineração: entenda a importância

Normas técnicas para mineração: entenda a importância

Normas técnicas para mineração: entenda a importância

As Normas Técnicas (NBR), observadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), têm como principal objetivo, dentro da atividade de mineração, disciplinar o aproveitamento de jazidas, a nível nacional. Ou seja, são consideradas as condições técnicas e tecnológicas de operação, segurança e proteção do meio ambiente para planejar e desenvolver a atividade de mineração, preservando a segurança e saúde dos trabalhadores e suavizando os aspectos negativos da atividade, principalmente no aspecto ambiental.

Neste artigo vamos tratar das NBR referentes à instalação de operações.

  • NBR 12649 — Caracterização de cargas poluidoras na mineração

Determina diretrizes exigíveis para caracterizar o potencial de poluição ou modificador da atividade de mineração em todas às duas etapas. Para tanto são realizadas análises de parâmetros da qualidade da água, para orientar o controle e instalação da atividade mineradora.

  •       NBR 13028 — Mineração — Elaboração e apresentação de projeto de barragens para disposição de barragens para disposição de rejeitos, contenção de sedimentos e reservação de água.

Especifica os requisitos mínimos para elaboração e apresentação de projeto de barragens de mineração, inclusive aquelas destinadas a rejeitos de mineração, observando a necessidade da contenção de sedimentos gerados por erosão.

A terminologia de barragem se refere a toda estrutura principal destinada à contenção de rejeitos, sólidos e/ou fluidos. Sobre isso, prevêem-se as seguintes normas:

  •          NBR 10004 — Resíduos Sólidos — Classificação

Nesta norma se classifica os resíduos sólidos sobre amostragem, caracterização e classificação sobre seus potenciais ao meio ambiente e à saúde pública.

  •          NBR 10005 — Procedimento para obtenção de extrato lixiviado de resíduos sólidos.

Fixa requisitos para obtenção de extrato lixiviado de resíduos sólidos.

  •          NBR 10006 — Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos.

Fixa requisitos exigíveis para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos

  •          NBR 13030 — Elaboração e apresentação de projeto de reabilitação de áreas degradadas pela mineração

Elabora diretrizes para promoção de projeto de reabilitação de áreas degradadas pelas atividades de mineração, para obtenção de subsídios técnicos que possibilitem a manutenção e/ou melhoria da qualidade ambiental.

  •          NBR 14063 — Óleos e graxas — Processos de tratamento em efluentes de mineração

Caracteriza processos de remoção de óleos e graxas, de origem mineral.

  •          NBR 14247 — Sulfetos — Processos de tratamento em efluentes de mineração

Especifica as características dos processos de remoção de sulfetos.

  •         NBR 14343 — Bário solúvel — Processo de remoção em efluentes de mineração.

Especifica as características de processo de remoção de bário solúvel em efluentes.

Todas essas normas e tantas outras autorizações têm também a intenção de fornecer subsídios para elaboração de projetos não só para implantação, mas também para tratamento de afluentes de mineração.  A atividade deve sempre prezar pela preservação dos padrões legais vigentes, condições de saúde dos trabalhadores e toda população que tem acesso à área da instalação, a segurança, operacionalidade, economicidade e minimização dos impactos ao meio ambiente.

A atividade de mineração pode alterar de forma significativa o meio físico. Alterações como desmatamentos, erosão, contaminação hídrica, aumento da concentração de metais pesados e várias outras estão previstas dentro da mineração. Por isso é tão importante ater-se às normas técnicas e reguladoras da atividade, para preservar a qualidade de vida das populações estabelecidas na área mineradora.

A Dinadrill é especializada em diversos serviços em mineração, todas elas desenvolvidas de acordo com as normas vigentes, sempre em respeito às consequências da atividade, tanto para o nível ambiental quanto humano.

Entre em contato para mais informações sobre produtos e serviços