Desmonte escultural: o que é?

Desmonte escultural: o que é?

Desmonte escultural: o que é?

O desmonte escultural é também chamado de detonação controlada, que significa a arte de reduzir as irregularidades produzidas na rocha nos limites da escavação ao se usar explosivos. Sua característica principal é diminuir o ultra-arranque  (back-break) e evitar as pont as (under break), cavidades (over break). O resultado da aplicação do desmonte escultural é uma face regular, bem cortada e de melhor  aspecto estético.

Técnicas do desmonte escultural:

- Pré-fissuramento

Consiste na detonação de uma linha de furos paralelos e co-planares ao longo da  superfície de corte que se quer criar, com carga explosiva controlada para causar o  mínimo possível de vibrações e/ou trincas no maciço rochoso.

- Fogo de acabamento

     A diferença é que nesta técnica de desmonte escultural a detonação de acabamento é feita no final da escavação do maciço. Consiste fundamentalmente em uma detonação instantânea, com cargas controladas, aproveitando ao máximo a combinação dos esforços mecânicos  gerados em cada furo para abrir uma fenda plana e bem definida e ao mesmo tempo  movimentar a massa de rocha em frente a esta.

Tendo a prática acumulada ao longo de vários anos atuando no setor de explosivos, a equipe da Dinadrill está apta a oferecer a seus clientes diferentes modalidades de prestação de serviços em função das necessidades de cada caso.