Cuidados imprescindíveis ao realizar uma implosão

Cuidados imprescindíveis ao realizar uma implosão

Cuidados imprescindíveis ao realizar uma implosão

A implosão se caracteriza por ser uma explosão interna, sendo assim fundamentais cuidados e um alto grau de estudo. A implosão pode ser controlada, sendo esta a mais prática para se realizar uma demolição de um edifício com custo baixo e rapidez e com mais eficiência do que a demolição convencional. 

Quando se fala em implosão de uma obra o leigo talvez não tenha noção da tecnologia e nos cuidados embarcados em um procedimento deste tipo.  Primeiro, porque a implosão não pode dar errada. É necessário analisar todas as vigas, todos os pilares, todas as lajes, enfim, tudo o que tiver função estrutural. Além disso, antes da implosão, é preciso enfraquecer a estrutura a ponto de ela não cair antes do momento certo. Tem que ter um cálculo exato para poder enfraquecer a estrutura ao máximo para, depois, com a menor quantidade de pontos possíveis, detoná-la. É um cálculo que exige muita precisão.

Não há norma brasileira específica para implosões, portando são necessários alguns cuidados:

- Seja qual for a situação, é necessário certificar-se da viabilidade do serviço para evitar insucessos. Se a edificação estiver muito confinada, não é possível fazer implosão, pois a pressão exercida pelo entulho pode derrubar um prédio vizinho.

 - Depois desta primeira avaliação, outro fator para se atentar é evacuação dos prédios vizinhos. Nenhum morador pode ficar num raio de 200 m do ponto da implosão. Profissionais da Defesa Civil, como bombeiros, organizam o isolamento gerado pela implosão.

- Toda implosão é monitorada por uma entidade responsável, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Técnicos instalam sismógrafos no solo para medir a vibração.

- Outra dica é procurar saber quantas implosões a empresa e o corpo técnico já realizaram anteriormente, avaliando o resultado obtido nessas oportunidades.

- Outro cuidado importantíssimo é a quantidade de resíduos sólidos resultantes do processo que podem ocasionar grandes transtornos para a população e o meio ambiente. É necessário que planeje desde o início um destino próprio para ele. 

Estudos que visam diminuir a excessiva produção de resíduos da construção estão em andamento. Alguns visam desenvolver soluções construtivas que permitam a aplicação prática da desconstrução e viabilizar construções duráveis, adaptáveis, com materiais de menor impacto ambiental e com grande potencialidade de reutilização.