A importância da rochagem para a agricultura

A importância da rochagem para a agricultura

A importância da rochagem para a agricultura

Tema bastante explorado nos últimos encontros sobre meio ambiente e agricultura, a rochagem tem sido uma boa saída como fertilizante, corretivo do solo e alternativa para reduzir custos de produção na agricultura. Ela consiste na incorporação de rochas moídas, também conhecida como pó de rocha para tornar a terra menos ácida e mais fértil. Uma solução alternativa social, ambiental e economicamente mais vantajosa. No ano de 2016 a rochagem foi aprovada para comercialização pelo Ministério de Agricultura. Uma grande alternativa para os produtores brasileiros que antes importavam produtos químicos e com um valor bem alto. Com a regulamentação do uso agrícola do pó de rocha várias mineradoras e pedreiras começaram a investir na rochagem

Benefícios da rochagem:

- matéria prima em abundância nacional;
- rochas com propriedades com os nutrientes necessários para o solo existem em praticamente todo território nacional;
- temos grandes indústrias brasileiras especialistas nesta transformação;
- fim dos fertilizantes químicos nas lavouras já que as rochas possuem vários nutrientes;
- redução da dependência brasileira de importações de fosfato e potássio;
- melhora a produtividade e a qualidade dos alimentos

Como funciona: 

Obtida através da moagem de alguns tipos de rochas ricas em macro e micronutrientes de dissolução lenta, a adição destas substâncias no solo a água por meio de hidrólise, reage com este material pétreo, decompondo-o lentamente, liberando de forma gradual os seus componentes químicos. A calagem e a fosfotagem natura são processos semelhantes desta prática. A utilização do pó de rocha visto até então como rejeito é uma maneira sustentável de reaproveitamento. 

Goiás é o Estado pioneiro na adoção da rochagem no Brasil. Apesar de não ser um procedimento novo, a proposta é que retome o uso das rochas silicáticas ricas em silícia e altamente concentrada em micro e macro nutrientes. O resultado dessa integração entre remineralizadores, solos e plantas é a liberação de nutrientes e formação de novos minerais que irão compor o solo em longo prazo e com elevada CTC (capacidade de troca de cátions), indicando um melhor nível de fertilidade.

Informações importantes aos agricultores:

É fundamental que os produtores se informem sobre os tipos de rochas que eles têm disponíveis nas proximidades de suas propriedades. Existem inúmeros materiais com diversas propriedades e transportar o pó de rocha com uma distância superior a 300 quilômetros fica inviável pelo custo do frete.